"Ontem assistindo a um seriado na televisão (Grey's anatomy) ouvi uma mensagem que questionava o significado de 'Carpe diem', que quer dizer algo do tipo aproveite o dia, o hoje, e junto a isso questionava o aproveitar somente o hoje sem pensar no amanhã. Desde ontem fiquei com isso na cabeça e me questionando sobre a mesma coisa: até que ponto devemos aproveitar o hoje sem se preocupar com o amanhã? E como ficariam os nossos planos? Tem como sonhar e procurar realizar de hoje pra amanhã?
Eu sempre fui uma pessoa que se programa ao extremo, gosto de saber os mínimos detalhes do que vou fazer e com antecedência, mas depois de tudo que tenho vivido no último ano, resolvi me dar ao luxo de não mais me programar, entregar nas mãos de Deus, deixar a vida me levar, como você preferir.
Sendo bem honesta e sincera, não sei se fiz certo. Algumas coisas parecem ter ficado para trás por precisarem de planejamento, algumas foram atropeladas ao 'aproveitar o dia'. Preciso de planos, datas, dados e tudo mais que me ajude a organizar. Preciso de incentivo, metas, coisas que me impulsionem, que me façam querer viver não só o hoje. O que eu almejo é muito grandioso para não me planejar, para viver como se não houvesse amanhã. Eu terei um amanhã sim! Porque eu quero muito que meu amanhã chegue. E depois de amanhã, e semana que vem, e ano que vem e toda a minha vida.
Tenho planos que eu sei que não são realizáveis hoje, que não podem ou não devem ser vividos sem me preocupar com o que vem pela frente, com a dúvida de não saber se o amanhã virá. Minha vidá é muito importante para mim e sei que será longa.
Eu penso: o que será do meu futuro sem planejamento?
E sei exatamente: ele poderá se tornar apenas um dia que eu vivi sem pensar no amanhã.Mas e quando o amanhã chegar?
A filosofia Carpe diem funciona lindamente para muitas pessoas mas não pra mim..."
______________________________
Quote do episódio:
"Carpe diem. How annoying is carpe diem? How are you supposed to plan a
life? A career? A family? If you're always carpe-ing the diem? If we all
seized every moment of every day, there wouldn't be doctors. Who would
sit through Med school? We'd all be too busy, living in the now.
Whatever that means.
I'll admit that the Romans had a point. You gotta live life. And living
means that every morning, when you wake up, you have to choose. Between
seizing what life offers in the moment, and forging ahead, no matter
the weather. Or closing the curtains, and shutting out the day."
Nenhum comentário:
Postar um comentário